terça-feira, 21 de maio de 2013

De frente com Perito Moreno

Ainda dia 20 de maio, chegamos às passarelas. Tínhamos uma hora para apreciar o gigantão. No dia anterior o apreciamos de barco pelo seu lado norte, hoje foi pelo lado sul e caminhamos em cima dele, agora o veríamos de frente e toda sua extensão superior.

As passarelas são muito bem feitas, tudo muito bonito e organizado, aliás, como tudo por aqui.

A primeira vista do glaciar Perito Moreno já nos deixou de queixos caídos.



Caminhamos um pouco acompanhando a guia Daniela, ela nos explicou os vários caminhos existentes na passarela. Após a explicação, decidimos ir rapidinho para um ponto ótimo, antes de chegar o resto do pessoal.
















A expectativa aqui, era de conseguir filmar os desprendimentos de gelo do Perito Moreno. Os desprendimentos ocorrem pelo fato do glaciar se mover. Na Antártica os glaciares se movem até 8 milímetros por dia, aqui ele pode se mover até 2 metros em um único dia.

Essa diferença de movimentação ocorre pela temperatura, aqui é bem mais quente do que na Antártica. O único glaciar que ainda se move para frente é o Perito Moreno, todos os outros estão retrocedendo devido ao aquecimento global.

esta parte na frente do glaciar, é o único ponto de escoamento da água do Lago Argentino. A cada 4 anos mais ou menos, Perito Moreno vai formando um dique por causa de seu movimento para frente. A parte do glaciar que fecha a passagem de água, fica tão alta quanto os mais altos pontos do Perito. Com o tempo e a água passando por baixo desta parte, forma-se um túnel, e este túnel vai se desprendendo e caindo, até abrir a passagem novamente. Infelizmente chegamos na época em que o dique está começando a se formar.

A cada momento escutávamos estalos e explosões no glaciar. O barulhos eram assustadores, ecoavam longe.

Após várias fotos, ficamos esperando com a máquina ligada em modo de filmagem.





 
Após alguns momentos esperando, pudemos registrar o  momento de dois desprendimentos de gelo. Foi muito legal, até batemos palmas!
De El Calafate - Argentina - maio 2013

De El Calafate - Argentina - maio 2013











O tempo passou e tínhamos que retornar ao ônibus. Era difícil ir embora. Parávamos para contemplar mais um pouco, tirar mais fotos, e, contemplar novamente e tirar mais fotos. A bateria da máquina aguentou firme.









A penúltima foto foi de uma placa de inscrição do Parque Nacional dos Glaciares em Patrimônio Natural Mundial, a última, foi de Perito Moreno.




Infelizmente a hora chegou, retornamos ao ônibus e fomos para o hotel. Quase todos no ônibus estavam dormindo, inclusive nós. A sinfonia de roncos ficou engraçada.

Chegamos ao hostel e vim atualizar o blog enquanto Célia montava a pizza. Ficou uma delícia, só faltou o azeite.


A única notícia ruim do dia, aliás, muito péssima e que nos deixou muito tristes, foi que, a nossa cadelinha Diva, está muito mal e será questão de dias para que ela descanse em paz. Ela será mais uma vítima da leishmaniose. Demos a ela, com o tratamento da doença, mais dois anos de vida muito bem vivida, mas infelizmente seremos derrotados. Espero que os veterinários, pesquisadores e governos se empenhem em vencer esta doença e qu não haja mais barreiras contra o tratamento. Nunca nos esqueceremos de você Diva.


Agora vamos dormir, pois estamos cansados, com sono, muito tristes e já choramos demais.


Amanhã tem mais.


Um comentário:

  1. Como não chorar por um animal que só nos da carinho. Resta a saudade e a certeza que vcs fizeram tudo o que precisava ter sido feito.Vcs são um exemplo de como se deve tratar um animal.Mas quem sabe um milagre não pode acontecer.....Um pedido a S.Francisco não custa, vamos tentar?Bjos Palmer

    ResponderExcluir